quinta-feira, 9 de junho de 2016

Informações adicionais sobre o Mochilão - Deslocamentos e Hospedagem - Parte 1



À pedido da leitora Luciana, vou escrever um pouco sobre a Hospedagem e sobre os meios de transporte que utilizamos para fazer a viagem. Por ser um assunto enorme, vou dividir em partes para não ficar tão confuso, nem tão cansativo.

Sobre a hospedagem, reservamos tudo pelo Booking.com, com bastante antecedência.
Como um casal, meu marido não quis de jeito nenhum dividir o quarto com outras pessoas (quartos coletivos). Essa foia única exigência que ele fez. Logo, não podíamos ficar à mercê da sorte de encontrar um quarto de casal em um hostel legal, justamente na temporada de férias.
Garimpei bastante no site e observei o melhor custo benefício de cada hospedagem. Nunca pegamos os mais baratos, nem os mais caros (essa não é a nossa praia), mas escolhemos lugares que tinham a nossa cara e que pudessem satisfazer nossas necessidades quanto à localização e preços.

Reservar nossa hospedagem com antecedência foi legal por isso, conseguimos escolher bons lugares por preços justos.
O lado negativo foi que definitivamente ficamos "amarrados" às datas de chegada e saída  em cada lugar que visistávamos, pois, a próxima hospedagem, na próxima cidade,  já estava reservada e paga. Logo, se desse alguma m#@F%& (coisa errada), como atrasos,  estradas fechadas... estávamos fritos. Isso foi tenso. E o risco havia. Quando compramos nossa passagem de SP até Santiago, existia o risco real de nevasca, que fecha a fronteira Argentina/Chile por dias. Se isso acontecesse, seria um prejuízo enorme.
Tive um trabalho enorme de logística, calculando os tempos de viagem e a hora aproximada de chegada em cada destino.

Exemplo:
Saímos de São Paulo às 14h do dia 5 de julho. Como a viagem até Santiago duraria em torno de 54 horas, a previsão de chegada seria às 20h do dia 7 de julho, logo, no dia 7 tínhamos que ter um local para dormir, mesmo que ocorresse um atraso, chegaríamos naquela noite ou naquela madrugada (isso se tudo desse certo). Entenderam o drama?
E à partir dessa data, todas as hospedagens foram marcadas ainda no Brasil, contando com o tempo de deslocamento entre uma cidade e outra, já contando com algumas noites dormidas em ônibus entre esses deslocamentos, e realmente contando muuuuiiittttoooooo com a sorte.
 

Mas se o tipo de quarto não fosse um problema, não sei se teríamos feito desse jeito.
No próximo post, vou falar separadamente de cada hospedagem ressaltando os prós e os contras de cada uma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário