Na nossa primeira manhã no Atacama, acordamos cedo e fomos para a rua Caracoles (principal rua de san Pedro e onde tudo acontece) para começarmos a Saga de decidir qual agência nos levaria aos passeios pelo deserto. O que mais pesava naquele momento era o preço e a qualidade da agência.
Na rua Caracoles, que ficava à cerca de 5 min de nosso Hostel, todas as agências de turismo ficam uma do lado da outra, então você acaba perdendo o pudor de que vejam que você está pesquisando os prcços, porque não dá nem pra disfarçar. Esquece.
Entramos em muuuuiiiiitttaaaaaas. Queria poder dizer que em todas elas, mas seria presunção. Fato é que andamos muito, até cansar.
Queríamos fazer os seguintes passeios:
- Valle de La Luna e Valle de la Muerte;
- Lagunas Cejar e/ou Termas de Puritama
- Lagunas Altiplânicas e salar de Atacama;
- Geysers del Tatio
- E se sobrasse dinheiro, Salar de Tara.
Eu trazia boas referências da agência Grado 10. Com certeza ela tinha uma excelente, para não dizer a melhor estrutura, o melhor ônibus, tudo.... Mas infelizmente, não poderíamos pagar.
Fomos na Ayllus, que achei muito boa também, ótimo atendimento (um rastafari argentino gente fina, bom de papo nos explicou tudo) , mas também estava caro.
Acabou que, mesmo nos borrando de medo, sem referência alguma, escolhemos a primeira agência que havíamos entrado. O dono era um boliviano muito simpático. Ele havia sido tão simpático, deixado uma impressão tão boa na gente e o preço também era tão bom, que acabamos, às cegas, fechando 4 passeios com ele. O maior medo era de que os passeios não saíssem por não completarem o número mínimo de particicpantes (já que a empresa era muito pequena e provavelmente desconhecida), à ponto da empresa julgar que não valeria à pena sair, o que significava que aquele dia estaria perdido. Sendo que o nosso tempo já estava contado e um dia de passeio perdido, era um dia à menosde programação.
Isso sem falar que poderiam sumir com nosso dinheiro e coisas à fim.
O boliviano nos explicou que ele fazia parte de uma cooperativa de pequenas agências. Assim, no fim, todas rateavam um ônibus e deste modo, o ônibus sempre sairia completo, sem risco de não haver um número suficiente de turistas. Acreditamos e fechamos o pacote.
De brinde, ganhamos uma tarde com bike
Naquela tarde, marcamos para conhecer o Valle de La Luna e Valle de la Muerte.
Esses são passeios que ocupam só meio dia e são perfeitos para o primeiro dia, pois estão na mesma altitude da cidade de San Pedro.
Nossa guia era uma mulher francesa, de meia idade e com um corpo e disposição de dar inveja à qualquer garota de 20 anos. Super atlética (ela inclusive escalava vulcões), então fez a gente andar igual camelos, porém, graças à ela, conhecemos lugares lindos nos dois vales.
Guia aguardando as pessoas entrarem no ônibus |
Claudio e a guia |
Não sei dizer ao certo por quanto tempo andamos. Mas lembro que foi muito. Eu me perguntava à todo instante se eu conseguiria, e por muitas vezes, pensei em desistir. Pensava se não seria melhor ficar lá em baixo mesmo, esperando o retorno do grupo. Mas eu segui. No meu rítimo, sempre sendo a última, mas consegui acompanhar.
Isso me rendeu vistas lindíssimas, talvez as mais belas que meus olhos já tiveram o prazer de presenciar. Minha mente nunca vai esquecer.
subindo |
sempre a última... mas sempre em frente |
Três Marias |
Vulcões e montanhas se acendiam, nas mais variadas cores, à medida que os raios do Sol tocavam neles.
Cores. Cores e mais cores, e um céu tão límpido que parecia pintado. O frio era tremendo também.
Quando voltamos ao hostel, eu estava destruída de tao cansada, tão suja de areia.
Só me lembro de tomar um banho. FINALMENTE... e depois cair na cama. O dia seguinte iria ser mais leve.
Michele, tudo bem contigo...
ResponderExcluirQuando estiveram em Vale Nevado qual foi o mês do ano ??
Eu gostaria de ir para o Chine de Bus e conhecer Vale Nevado e claro que pra ver neve... rsrrs
Mas não sei se janeiro tem neve naquela região ou se devo fazer mais perto do meio do ano.
Se puder me responder pelo email eu agradeço : VILAS.BOAS@TRANSCRONOS.COM.BR
Respondi no seu email. Espero ter ajudado. Abraços.
Excluir