segunda-feira, 14 de setembro de 2015

De São Paulo à Santiago com a Chile Bus - PARTE I

Eu havia comprado a passagem com cerca de dois meses de antecedência.

Apesar da viagem ter sido pensada quase um ano antes, faltou coragem.

Decidi comprar as passagens efetivamente quando estivesse perto da viagem e não desse mais para voltar atrás. Afinal, seriam R$ 800, 00 jogados fora, caso a gente desistisse.

A escolha da empresa de ônibus que nos levaria através dos Andes foi baseada em comentários retirados da internet. Ainda assim, havia muito pouca informação à respeito do trajeto, do ônibus e dos riscos.

Duas empresas faziam o trajeto entre São Paulo e Santiago do Chile: Pluma Internacional e Chile Bus. Dessas,a primeira empresa era bem mais barata (cada passagem custava cerca de R$ 250,00 na época da pesquisa no site), porém li alguns comentários negativos e acabei optando (quase às cegas) pela Chile Bus.

A ChileBus  não dispunha de site e tive que fazer ligações para colher as primeiras informações sobre a viagem e confirmar as datas de saída disponíveis.
Minha maior preocupação era o tempo, pois, segundo alguns blogs, caso houvesse incidência de nevascas, a estrada que separava a Argentina do Chile (Paso de los Libertadores) poderia ficar fechada, inclusive por vários dias seguidos, o que atrapalharia toda a logística da viagem, pois as únicas coisas que reservei além da passagem de volta (em avião, saindo do Acre para São Paulo), foram os hostels, pois tivemos medo de ficar sem local para dormirmos por ser alta temporada.

Além do mais, sou casada, e uma das poucas exigências que meu marido fez foi que tivéssemos um quarto somente para nós dois.

E o risco de incidência de nevasca era imenso: íamos em pleno inverno, na alta temporada de esqui.

OU SEJA: Nada podia sair errado. E para isso, eu precisava de muita sorte.

Conseguimos comprar as poltronas da frente. O ônibus era convencional (infelizmente, porque a viagem era bem longa, cerca de 54 horas).
Havia TV, ar condicionado, café da manhã e da tarde, além de paradas para almoço e banho ao longo da estrada.
Escolhi as poltronas da esquerda, pois, segundo os poucos relatos que li, a paisagem era mais deslumbrante desse lado da janela.

O dia do embarque ficou para 05/07/15 e nos custou R$ 400,00 cada passagem, saindo do terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo.

No dia citado, saímos de nossa cidade no litoral rumo à capital, cerca de 1h30 de distância. Chegamos com cerca de duas horas de antecedência e fomos até o guichê da empresa para fazer nosso "check in" (recomendação da própria Chile Bus).

Haviam muitas pessoas fazendo o mesmo e alguns mochileiros, mas a maioria dos viajantes era de senhores e senhoras chilenas retornando à seu país e muitos, MAS MUITOS haitianos que faziam o trajeto em busca de uma nova chance de recomeçar.

Fomos orientados à nos dirigir à nossa plataforma e lá ficamos esperando. Às 14h30, pontualmente, começou nosso embarque, rumo ao desconhecido.

O ônibus era relativamente novo e havia tudo o que fora prometido, inclusive o rodomoço (um atendente de bordo), porém os assentos não eram de todo confortáveis, mas tudo nos surpreendeu positivamente.

Quando realmente saímos do terminal rodoviário, o rodomoço, que se chamava Juan, começou à dar instruções sobre a viagem. Foi assustador descobrir na hora que nosso nível de espanhol, na prática era MUUUIIITTTOOO inferior ao que a gente pensava. E esse rapaz não falava português e nem falava devagar.
A instrução mais interessante foi: o banheiro era só para fazer o número 1... kkkkkkkkkk. Caso tivéssemos a necessidade de fazer o número 2, era só informá-lo, que ele avisaria o motorista e o ônibus iria fazer uma parada.
Ok.
Saímos.






17 comentários:

  1. Oi, estou pensando em fazer o mesmo tipo de viagem que você, mas agora em janeiro. Você achou seguro viajar de ônibus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana
      Eu também fiquei um pouco apreensiva no início, mas correu tudo muito bem. Achei super seguro viajar de ônibus, só não é tão confortável, mas é tanta coisa linda que a gente vê, que não dá nem para pensar em desconforto.

      Excluir
  2. estou querendo fazer esse trajeto com meu noivo, vc poderia me passar mais informaçoes tipo local de hospedagem etc.. meu email: lufoguete@yahoo.com.br, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi passo sim, vou entrar em contato pelo email que você passou. Como eu não mencionei isso nos posts até agora, vou fazer um só com essas informações. E obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Michelle estou aguardando as informaçoes no email que passei acima, agradeço muito. Luciana

    ResponderExcluir
  5. Oi Michele! Amei seu post! Dicas muito boas!
    No final deste ano estou querendo muito ir para Buenos Aires e chegar até o Chile.
    Vi comentários bons sobre a Chilebus, porém não consigo entrar em contato. Você pode me passar o contato?
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi. Muito obrigada pela leitura e seja e bem vinda.
    Olha, eu tenho dois números de telefone da Chilebus, tentei os dois, mas não obtive resposta. Vou continuar tentanto e te confirmo aqui. Os dois números que tenho (utilizados no ano passado) são: (11) 6221-6239 e (11) 2221-6239.
    A Chilebus atravessa a Argentina, porém passa bem longe de Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Estou planejando em ir pra lá ano que vem ainda.
    Quais os documentos tem que levar ou se tem que ter passaporte?
    E essa linha de ônibus passa em Florianópolis?
    Agradeço desde já!Bjs😘

    ResponderExcluir
  9. welingtonsupricel@gmail.com22 de fevereiro de 2017 às 10:15

    Bom dia Michele!somos seus fas,moramos no ceara,queriamos saber de voçe,rota saido do ceara,pontos turusticos nas cidades visitadas por voçes e preços de hoteis!imail:welingtonsupricel@gmail.com,obrigado Michele.

    ResponderExcluir
  10. welingtonsupricel@gmail.com22 de fevereiro de 2017 às 10:29

    Bom dia Michele!li todo o seu post,achei muito surpreendente sua viagem,uma verdadeira aventura,na qual gostaria muito de fazer com a minha esposa,gostamos muito de aventura,moramos no ceara,gostaria de saber de vc,a rota ideal pra gente,sabendo que moramos aqui no ceara,o onibus certo,gastos com hotel e nomes de hotel e pontos turisticos nas cidades descritas por vc,obrigado Michele por compartilhar sua aventura conosco.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. OLÁ QUERIA UMA AJUDA E TIRAR ALGUMAS DUVIDAS ESTOU PENSANDO EM IR PARA SANTIAGO POREM ESTOU COM MUITAS DUVIDAS
    VC PODE ME AJUDAR MEU EMAIL H_CAH19@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Você pode me dar algumas orientações, pois é minha primeira viagem ao Chile, não conheço nada e nem ninguém...
    Vou deixar meu endereço de Email, Joelsonpicui23@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, quero muito fazer essa viagem, por favor você pode me mandar informações de hospedagem eng.ludimilaandrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Foi muito bom ler estes comentários estou querendo viajar e vou sozinha não sei como vou me sair

    ResponderExcluir